Sociedade

Jovens doam 500 bolsas de sangue no Lubango

Estanislau Costa | Lubango

Mais de 500 bolsas de sangue de diversos grupos foram doadas, nos períodos compreendidos entre 12 de Agosto e 1 de Setembro, às unidades hospitalares do Lubango com condições de tratar eventuais casos da pandemia da Covid-19.

Fotografia: DR


A mega campanha de doação de sangue, promovida pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, no âmbito das comemorações do 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude, envolveu jovens do Conselho Provincial da Juventude, Junta dos Escuteiros de Angola, entre outros.

A acção visou mitigar a carência de sangue na hemoterapia do Hospital Central Dr. António Agostinho Neto, Maternidade e Pediatria Pioneiro Zeca e evitar que os pacientes recorram a terceiros para a aquisição do produto.
A campanha, que contou com o apoio do Banco de Fomento Angola (BFA), visa ainda melhorar as solicitações de familiares de pacientes internados ou que aguardam por intervenção cirúrgica, onde alguns recorrem às redes sociais para solicitar a doação de sangue de grupos raros.

A regular doação de sangue ao Hospital Central Dr. António Agostinho Neto mereceu o reconhecimento da psicóloga clínica Armanda Gonçalves. “Às vezes somos confrontados com pacientes que precisam de transfusão, mas fica difícil porque o grupo é raro”. Sublinhou que a iniciativa dos jovens vai também ajudar a criar reservas para os casos da pandemia da Covid-19, se o paciente tiver falta de sangue.

Tempo

Multimédia