Sociedade

Jovens inventores vão a Nuremberga

Manuela Gomes e Edivaldo Cristóvão |

Os quinze representantes de Angola na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos de Nuremberga, Alemanha, foram encontrados domingo na cerimónia de encerramento da sétima Feira do Inventor e Criador Angolano, realizada no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

A ministra Cândida Teixeira ladeada pelo secretário de Estado João Teta na entrega de certificados de participação e prémios aos vencedores
Fotografia: Eduardo Pedro

Os representantes de Angola na feira de Nuremberga, que vai decorrer de 29 de Outubro a 1 de Novembro, estão distribuídos por cinco categorias, em cada uma das quais foram premiados três inventores.
Trata-se das categorias “freelance”, “empresas”, “instituições de Ensino Superior”, “instituições do Ensino Geral” e “instituições de investigação científica e desenvolvimento tecnológico”.
Ricardo Figueiredo venceu na categoria “independente”, com o projecto de um aparelho denominado “Voltex One”, de geração de energia eléctrica. O aparelho já foi testado em 2014 pela Polícia de Viação e Trânsito durante uma operação de prevenção rodoviária na província do Huambo.
Ainda na categoria “freelance”, o inventor António Kawela, da província da Huíla, ficou na segunda posição com o projecto “De lixo para o luxo” e Inácio Augusto Simão, da província de Luanda, em terceiro lugar, com o projecto “Dispositivo multifuncional para deficientes físicos e doentes”.
A empresa Topogis é a vencedora na categoria “empresas”, enquanto em segundo e terceiro lugares ficaram o Estúdio Olindomar e a empresa Coarte. Para a categoria “instituições de investigação científica e desenvolvimento tecnológico”, o vencedor é o Centro de Investigação de Toxicologia (CIMETOX), de Malanje. A Faculdade de Ciência da Universidade Agostinho Neto (UAN) ficou em segundo lugar e em terceiro o Gabinete de Gestão do Programa Espacial.

Vários projectos expostos

O Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC) venceu na categoria “instituições do Ensino Superior”, enquanto em segundo e terceiro lugares se posicionaram, respectivamente, o Instituto Superior Politécnico da Lunda Sul e a Faculdade de Medicina da Universidade Lueji A’nkonde.
O Instituto Politécnico de Cabinda venceu na categoria “instituições do Ensino Geral”, na qual se posicionou em segundo lugar o Instituto Médio Politécnico do Uíge e em terceiro o Colégio Pomba da Amizade.
A Feira do Inventor e Criador de Angola, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, decorreu em simultâneo com a quarta Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia. Dos 120 projectos expostos na feira 62 concorreram para representar o país na feira de Nuremberga, para a qual Angola envia todos os anos representantes seleccionados na Feira do Inventor e Criador de Angola.

Tempo

Multimédia