Sociedade

Livro exalta luta contra a pobreza

Kílssia Ferreira

“A inquebrantável Vontade de Vencer - do lixo à dignidade” é o título de uma obra literária da socióloga Bebiana de Almeida, lançada ontem, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda.  

Fotografia: Eduardo Pedro| Edições Novembro

Bebiana de Almeida, narra que a “pobreza não é uma fatalidade em Angola, nem em qualquer outro país” e contou que a determinação de iniciar a desenvolver projectos surgiu com a ideia de erradicação da pobreza, no Golfe 2 , até então a maior lixeira de Angola.   
A obra relata a história de vida de mais de 500 famílias que viviam nos arredores da lixeira do Golfe 2 e que foram inseridas num grupo restrito que se juntaram para salvar vidas. “ São pobres que habitavam e viviam no e do lixo”.
A autora da obra mostra uma realidade de como é possível transformar a vida das pessoas com um pouco de esforço, realçando que a pobreza pode ser combatida.
Tal como os demais integrantes do projecto “Força de Vencer”, Bebiana de Almeida conta no livro que viu a extrema pobreza das mais de 500 famílias retiradas da lixeira do Golfe 2 para o Zango 4, e por isso apela à sociedade para que olhe para os mais necessitados, traduzindo os discursos em acções e projectos concretos.
Bebiana de Almeida mostra que o projecto “Força de Vencer”, do qual integrou os membros da comunidade residente nos arredores da lixeira do Golfe 2, é já uma realidade, constituída por “heróis e heroínas”, por terem iniciado as suas actividades em tendas, depois nas chapas e hoje em betão.
Depois de 14 anos a trabalhar na ONU, em matérias de desenvolvimento, ela diz-se decepcionada pelo facto de ter constatado a realidade do país, que em seu entender “ não foi feito nada”. 

 

Tempo

Multimédia