Sociedade

Mais de mil crianças mamam leite doado na Lucrécia Paim

Ana Paulo

Mais de mil crianças nascidas de forma prematura ou de mães com problemas de saúde, beneficiam de leite materno pasteurizado, na Maternidade Lucrécia Paim, em Luanda, desde Novembro de 2019, até ao primeiro semestre deste ano, deu a conhecer a coordenadora do Banco de Leite Humano, Elisa Gaspar.

Fotografia: DR

Em declarações ao Jornal de Angola, no âmbito da “Semana Mundial do Aleitamento Materno”, a coordenadora do Banco de Leite Humano, Elisa Gaspar, disse que actualmente a procura pelo leite materno é maior que a oferta, porque com o surgimento da Covid-19 em Angola, o número de dadoras diminuiu significativamente.
Segundo Elisa Gaspar, em condições normais, o banco recolhia leite materno de 10 a 15 dadoras por dia, mas agora o número baixou para 5 a 6 dadoras, insuficientes para responder às necessidades, tendo em conta a quantidade de partos registados nas maternidades da província de Luanda, onde muitas mães apresentam problemas em amamentar.

Para Elisa Gaspar, o projecto não ficará apenas por Luanda, sendo que a meta do Ministério da Saúde é implementar um Banco de Leite Humano em cada província do país.
O primeiro Banco de Leite Humano, instalado na Maternidade Lucrécia Paim, em Luanda, funciona com 15 profissionais capacitados em processamento e controlo de qualidade, duas técnicas de microbiologia, cinco para distribuição, técnica de Informática, gestora de Recursos Humanos, médica bombeira, e um enfermeiro formado em recolha de leite humano na comunidade.

Data comemorativa

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, que decorre sob o lema: " Apoie o Aleitamento Materno, por um Planeta Saudável", foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 1992.
Actualmente, é o movimento social mais difundido em defesa do aleitamento materno, comemorado em mais de 120 países, de 1 a 7 de Agosto, aniversário da Declaração de Innocenti, assinada pela OMS e Unicef.

Tempo

Multimédia