Sociedade

Mais de 46 mil candidatos procuraram vagas na UAN

Manuela Gomes

As inscrições para o acesso à Universidade Agostinho Neto, iniciadas no passado dia 3 do mês em curso, encerraram ontem com mais de 46 mil candidatos, para 5.095 vagas disponíveis para este ano académico.

Muitos candidatos deixaram as inscrições para o último dia
Fotografia: Eduardo Pedro | EDIÇÕES NOVEMBRO

As listas dos apurados são divulgadas na segunda-feira, 21, e os exames sete dias depois, no Campus Universitário, apurou o Jornal de Angola.
Ontem, último dia de inscrições, era visível no Campus Universitário da UAN, na Camama, o registo de longas filas, com muitos candidatos ainda por se inscreverem, mas o processo decorria de forma célere e organizada.
Durante o período de inscrição, a Universidade Agostinho Neto recebeu, em média, mais de dois mil candidatos por dia, disse o coordenador adjunto da Comissão Tecnológica para os exames de acesso, Amândio Almada.
Este ano, a Universidade Agostinho Neto colocou à disposição dos candidatos, além do habitual modo de inscrição presencial, uma ferramenta online onde os interessados puderam efectuar as pré-inscrições em duas opções, ou seja, em dois cursos em simultâneo.
Segundo o coordenador adjunto da Subcomissão Tecnológica, Lufialuíso Velho, no processo online foram pré-inscritos 1.500 candidatos. O curso de Medicina é o que mais candidatos recebeu.
A correcção das provas será feita de forma automática, a partir de um  sistema informático construído por estudantes da Universidade Agostinho Neto e que, segundo o docente universitário Amândio Almada,  vai garantir maior fiabilidade  e segurança na correcção das provas.

Inscrição online

O aplicativo SIGEA-UAN,que pode ser instalado no telemóvel Android, a partir do Play Store, foi criado pela Universidade Agostinho Neto com a finalidade de ajudar os candidatos e interessados a terem acesso às informações sobre o processo de inscrição, cursos ministrados, notícias em tempo real, respostas às várias inquietações, secção de perdidos e achados e outras ferramentas.
Lufialuíso Velho avançou que a Direcção Tecnológica da Universidade Agostinho Neto perspectiva, para o próximo ano, dar possibilidade aos candidatos fazerem a  inscrição completa no aplicativo, sem terem de se deslocar de casa ou do serviço.
O porta-voz da UAN, Arlindo Isabel, considerou positivo todo o processo de inscrição para os exames de acesso para o ano lectivo 2019, tendo o número de candidatos inscritos este  ano ultrapassado o do ano anterior.

Tempo

Multimédia