Sociedade

Malanje: Professores recebem formação sobre Covid-19

Francisco Curihingana | Malanje*

Os professores das escolas 4 de Janeiro e Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Malanje, estão, desde quinta-feira, a ser formados em matérias relacionadas com a Covid–19.

Acções do género vão acontecer nas escolas da cidade de Malanje
Fotografia: DR

A formação, que termina no próximo dia 1 de Outubro, vai beneficiar mil e 326 professores do ensino geral, que, depois, vão formar outros docentes sobre as medidas de biossegurança contra a Covid–19 na província de Malanje. Com essa formação, os gabinetes provinciais da Educação e da Saúde pretendem garantir as condições necessárias para a reinício do ano lectivo 2020, no próximo dia 5 de Outubro, de forma faseada.

Na quinta-feira, beneficiaram de formação os primeiros oitenta formadores na escola de Iniciação Desportiva Escolar “Ngolo”, onde esteve presente o coordenador para Informação, Educação e Comunicação para a Covid–19 do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias do Gabinete Provincial da Saúde, Hienor Pedro Canda, que considerou necessário transmitir aos professores os cuidados a ter na transmissão de informações aos estudantes, tendo em conta a letalidade da doença.

style="text-align: justify;">O professor Baltazar Kussecala, da escola Madre Isabel, considerou valiosa a formação sobre a Covid-19. Para a docente Nanete Piedade, da escola São Pedro da IECA, o exercício foi uma mais-valia, mas, disse, “a situação social de muitas famílias, nesta fase, poderá comprometer os objectivos que se pretende alcançar”, realçou.

Já a professora Esmeralda Congo Abel considerou que o reinício do ano lectivo devia ser marcado com a testagem massiva de todos os docentes, atendendo que durante este período, muita gente emigrou para outras paragens do território nacional, com realce para Luanda, que apresenta mais casos a nível do país.

Acções do género vão acontecer nas escolas Hoji-ya-Henda, Samora Machel, São Francisco de Assis, Kudielela, Osvaldo Serra Van-Dúnem, Sagrada Esperança, Instituto Politécnico IMPOZ, 22 de Novembro, Amílcar Cabral e 11 de Novembro, todas no município de Malanje.

 

Tempo

Multimédia