Sociedade

Manifestação contra fábrica de fertilizantes

Sampaio Júnior| Benguela

Uma marcha de protesto contra a construção de uma fábrica de fertilizantes, em zona residencial de Benguela, terá lugar amanhã, a partir das 10 horas, coincidindo com as celebrações do Dia da Cidade das Acácias Rubras, revelou o director executivo organização cívica OMUNGA, José Patrocínio.

Fotografia: DR

Sob o lema “Não à desgraça na graça”, a marcha, que foi antecedida de uma campanha de recolha de assinaturas, implantação de cartazes para a divulgação do evento, prevê passar pelas ruas da cidade de Benguela e terminar no local onde é erguida a fábrica de fertilizantes, no dia em que a urbe celebra 402 anos da sua fundação.
“Tivemos um trabalho árduo de mobilização com a recolha de assinaturas”, disse José Patrocínio, que acredita na presença de uma grande moldura humana, já que no dia da manifestação será tolerância de ponto na cidade.
O responsável da OMUNGA disse que a sua ONG “já conseguiu pequenas, mas importantes vitórias, como o reconhecimento por parte do Ministério do Ambiente e do governador de Benguela, de que o processo foi viciado e cheio de atropelos. Já conseguimos a suspensão das obras, mas a nossa meta é a retirada da fábrica”. Propostos para trajar camisolas de cor preta, a OMUNGA, sublinha José Patrocínio, realizará a marcha “pelo direito à vida, respeito pela dignidade humana e pelo direito a um ambiente saudável e sustentável”.

Tempo

Multimédia