Sociedade

Meliantes assaltam várias residências

André da Costa

Dois dos quatro meliantes, com idades compreendidas entre 19 e 21 anos, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda (SIC), por supostamente estarem implicados em seis assaltos em igual número de residências, no município de Viana e Kilamba Kiaxi, entre os meses de Março e Abril deste ano.

Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

O porta-voz do SIC, superintendente Fernando de Carvalho, esclareceu que os roubos ocorreram entre os meses de Março e Abril deste ano e foram cometidos por quatro meliantes, que se encontram em fuga. Disse que nos assaltos os meliantes usavam armas de fogo do tipo pistola e ainda um pé de cabra.
Fernando de Carvalho explicou que, além dos quatro meliantes, também faziam parte dos assaltos outros seis elementos que, supostamente, eram de uma rede de malfeitores, denominados os “Tira Stalo”, que se encontram em fuga.
Os dois indivíduos, continuou, foram detidos no âmbito de várias diligências levadas a cabo pelo SIC, de modo a esclarecer os vários casos de crimes que diariamente chegam ao conhecimento do Serviço de Investigação Criminal de Luanda.
Informou que os assaltos eram realizados a partir da uma hora da madrugada.” Os malfeitores escalavam os muros dos quintais das residências e levavam bens diversos, como viaturas, televisores, telefones, dinheiro e cartões multicaixas de vários bancos comerciais.
De acordo com Fernando de Carvalho, no roubo realizado no dia 24 de Abril deste ano, no bairro da Boa Fé, município de Viana, por volta das 3horas e 20 minutos, os meliantes levaram uma viatura de marca Kia Picanto, um computador portátil, televisor plasma e 50 mil kwanzas.
Neste assalto, os meliantes usaram armas de fogo do tipo AKM, cano cortado, e saltaram o muro do quintal da residência de um cidadão que, sob ameaça de arma de fogo, levaram os seus bens.
O segundo e o terceiro roubos ocorreram nos bairros da Estalagem e na Caop, onde os meliantes arrombaram os portões de duas residências e roubaram duas viaturas, sendo um Renaut Logan Sandero e um Toyota Hilux.
Os meliantes levaram também 24 mil kwanzas, telefones, dois cartões multicaixa do banco BPC e duas chaves de viaturas Kia Picanto, de cor branco, Toyota Hilux, além de uma câmara de filmagem.
O SIC deteve ainda outros 12 indivíduos de 19 e 34 anos, por estarem envolvidos no roubo de motorizadas nos municípios do Cazenga, Viana, Cacuaco e Rangel.

Tempo

Multimédia