Sociedade

Morreu o ex-futebolista angolano Joaquim da Conceição

A antiga estrela do futebol angolano, Joaquim Adriano José da Conceição, faleceu ontem, em Nova Iorque, Estados Unidos, aos 78 anos, vítima da Covid-19, informaram fontes familiares.

Fotografia: DR

O irmão mais velho, António José Neto, disse, ontem em Luanda, que Conceição, como era tratado nas lides futebolísticas, já estava doente há anos. “Sofria de diabetes e era hipertenso. A Covid-19 só veio agravar tudo”, lamentou. A antiga estrela, que nasceu a 8 de Abril de 1942, saiu do país em Novembro de 1962.

Antes da sua partida para Portugal jogou no Clube São Paulo. “Depois chegou a trabalhar no Negage, Uíge, onde conseguiu um contrato para jogar no Belenenses de Portugal, o que não aconteceu, porque acabou por ir ao Vitória de Setúbal”, disse o irmão, acrescentando que nos últimos anos da carreira, em Portugal, foi emprestado ao Farense.

Oriundo de uma família de desportistas, Joaquim da Conceição brilhou ao lado do irmão, José Maria, e de Jacinto João “JJ” (também já falecido), no Vitória de Setúbal, na década de 60 e 70. Em Portugal, Conceição representou também o Sporting Clube de Farense, na época de 1971-1972 e a Selecção portuguesa.

Tempo

Multimédia