Sociedade

Nome de Samora Machel atribuído a rua de Luanda

A rua Luanda-Sul S-8, entre o supermercado “Mundo Verde” e a conhecida rotunda da ponte sobre o rio Cambamba, passando pelo Centro de Convenções de Talatona, chama-se, desde ontem, Avenida Samora Machel, uma decisão do Governo Provincial de Luanda.


A decisão consta de um edital do Governo Provincial de Luanda, no qual os automobilistas e o público em geral foram informados sobre a limitação do trânsito automóvel ao longo da avenida, das 14 às 17 horas de ontem.
A lentidão verificada no trânsito automóvel deveu-se à realização da cerimónia de descerramento da placa com o nome do primeiro Presidente de Moçambique.
Samora Moisés Machel foi um líder revolucionário de inspiração socialista, que liderou a guerra da Independência de Moçambique e tornou-se o seu primeiro Presidente, de 1975 a 1986.Samora Machel morreu juntamente com os 33 membros da sua comitiva no despenhamento do avião que o trazia da Zâmbia no dia 19 de Outubro de 1986.
As causas do acidente estão ainda por esclarecer, mas o Governo moçambicano chegou a declarar que o esclarecimento das circunstâncias da morte de Samora Machel continuam a ser uma prioridade nacional e um imperativo patriótico.
A atribuição do nome de Samora Machel a uma rua da província de Luanda ocorre seis meses depois de ter sido dado o nome de Fidel Castro, o líder da Revolução Cubana falecido em Novembro passado, à via expressa, uma das mais movimentadas da capital angolana por dar acesso às novas urbanizações.

Tempo

Multimédia