Sociedade

Novo bispo do Dundo toma hoje posse

Armando Sapalo | Dundo

O novo bispo da Diocese do Dundo, província da Lunda-Norte, D. Estanislau Marques Chindekesse, ordenado no passado dia 2 deste mês, na cidade do Huambo, toma hoje posse, em substituição de D. Manuel Imbamba, actualmente arcebispo metropolitano de Saurimo. 

D. Estanislau Marques Chindekesse novo bispo do Dundo foi ordenado na cidade do Huambo
Fotografia: Benjamim Cândido

O novo bispo da Diocese do Dundo, província da Lunda-Norte, D. Estanislau Marques Chindekesse, ordenado no passado dia 2 deste mês, na cidade do Huambo, toma hoje posse, em substituição de D. Manuel Imbamba, actualmente arcebispo metropolitano de Saurimo. 
A apresentação pública do prelado acontece no estádio Sagrada Esperança, numa celebração litúrgica e eucarística a ser presidida pelo Núncio Apostólico em Angola Novatus Rugambwa.
Em declarações à imprensa, D. Estanislau Marques Chindekesse afirmou que os desafios da sua missão à frente dos destinos da Igreja Católica tem  a ver com a  consolidação do trabalho que visa “pregar o Evangelho de  Jesus Cristo consubstanciado no amor” .
A transformação dos corações das pessoas, tendo em vista a promoção da paz  e justiça no seio das famílias, declarou, deve também preencher a agenda do Episcopado da Diocese do Dundo.
D. Estanislau Marques Chindekesse considerou que, “sozinho, o bispo  não desenvolve nada, mas convida a Igreja para a edificação do amor com a presença do Cristo  nos seus corações”.
A cerimónia eucarística da tomada de posse de D. Chindekesse vai contar com a presença de membros da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), entre arcebispo e bispos, membros do governo local, do Executivo, deputados e autoridades tradicionais. São aguardados na cidade do Dundo milhares de fiéis católicos vindos de  várias dioceses de Angola.

Percurso religioso


D. Estanislau Marques Chindekesse foi nomeado bispo da Diocese do Dundo, no dia 22 de Dezembro de 2012, pelo Papa Bento XVI.
O novo bispo da Diocese do Dundo nasceu no dia 18 de Agosto de 1958, no bairro de Canhe Grande, arredores da cidade do Huambo, onde fez os estudos primários, antes de, em 1971, entrar para o Seminário  de Quipeio, município de Ecunha. Fez os estudos propedêuticos e filosóficos no Seminário Maior de Cristo Rei da Arquidiocese do Huambo.
Doutorado em Teologia pela Universidade Católica de Portugal, o novo bispo da Diocese do Dundo  tornou-se sacerdote a 22 de Novembro de 1987, na missão Católica de Canhé Grande.
D. Chindekesse é o terceiro prelado a assumir o cargo de bispo da Diocese do Dundo, instituída em 2002  pelo Papa João Paulo II , após  as passagens de D. Joaquim Ferreira Lopes   (2002-2008) e D. Jose Manuel Imbamba ( 2009-2012).

Tempo

Multimédia