Sociedade

Novo modelo de carta é emitido no Lubango

Domingos Mucuta | Lubango

O novo modelo de carta de condução  que habilita os motoristas nacionais a circular com veículos automóveis no espaço dos Países de Desenvolvimento da África Austral (SADC) começou a ser emitido no Lubango, província da Huíla, com a inauguração do centro de emissão.


O centro tem a capacidade instalada de emitir  100 cartas de condução e de igual número de livretes e tem como inovação o facto de os utentes receberem informações por telemóvel ou email, sobre todas as fases inerentes ao processo de emissão dos documentos requeridos.
Inaugurado pelo segundo comandante-geral, para área de protecção e intervenção da Polícia Nacional, Salvador Rodrigues, e pela vice-governadora para o sector político e social da Huíla, Maria Chipalavala, o centro de emissão de carta de condução e livretes de veículos é o segundo existente no país, depois  de Luanda.O utente não precisa consultar o centro de atendimento se a carta já está ou não pronta. Todos passos que o Centro der serão fornecidos ao cidadão, por intermédio de uma mensagem, no seu telefone, sobre a fase em que quase encontra o seu documento”, explicou o inspector-chefe.
O guiché de atendimento de cartas de condução e de livretes do Lubango funciona actualmente numa estrutura provisória.O Comando Provincial da Polícia Nacional prevê construir em breve instalações de raiz, com o apoio do Governo Provincial.
A retomada dos trabalhos de emissão de carta de condução acontece três anos depois da suspensão, por motivos de organização e modernização dos serviços.
O inspector-chefe disse que a introdução de novas tecnologias desburocratiza a obtenção dos documentos.

Tempo

Multimédia