Sociedade

OMS capacita 343 técnicos de Saúde

André Sibi

A Organização Mundial da Saúde (OMS) capacitou nos últimos três dias, 343 técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapeutas, sobre a utilização dos equipamentos de biossegurança, durante o atendimento dos pacientes. A informação foi avançada por Julia Lawagoe, especialista em prevenção de infecções da delegação da OMS em Angola.

Fotografia: DR

Julia Lawagoe, que falava a imprensa, disse que o objectivo é ajudar os técnicos de saúde a dominar a forma de utilizar batas, máscaras, aventais, óculos e luvas, de modo a evitar a exposição durante a assistência aos pacientes.

A especialista em saúde preventiva explicou que os técnicos de saúde podem facilmente se contaminar com as diferentes infecções, se não observarem as medidas de segurança na utilização dos vários equipamentos a sua volta. 

Para a bastonária da Ordem dos Médicos de Angola, Elisa Gaspar, acções de formação desta natureza constituem uma mais-valia para os técnicos de saúde, pois, a utilização incorrecta dos equipamentos, gera vários problemas de saúde aos especialistas.  Além de técnicos de saúde da província de Luanda, participaram da acção formativa, técnicos do sector da Saúde das províncias do Bengo, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul e Uíge.

Tempo

Multimédia