Sociedade

Ordem dos Médicos realiza feira de saúde

Carlos Paulino | Menongue

Mais de 60 médicos de 48 especialidades, das 18 províncias do país, participam na cidade de Menongue e na comuna de Caiundo, província do Cuando Cubango, a partir de amanhã, até domingo, na primeira feira de saúde e nas jornadas científicas, uma promoção da Ordem dos Médicos de Angola, em alusão aos festejos do Dia Nacional do Médico, a assinalar-se no dia 26 do corrente mês.

Até domingo, a feira estará à disposição da população
Fotografia: Edmundo Eucílio | Edições Novembro

Sob o lema “Médicos unidos por uma classe mais valorizada”, o evento tem como objectivo prestar assistência médica e medicamentosa gratuita à população da comuna do Caiundo, assim como a realização de consultas médicas e cirurgias no Hospital Geral do Cuando Cubango e Municipal de Menongue, com realce para aquelas patologias que não existem especialistas na província.
O vice-presidente da comissão organizadora, Domingos Cristóvão, disse que é pela primeira vez que a Ordem dos Médicos de Angola realiza uma feira de saúde e jornada científica ao mesmo tempo, para saudar a data dos profissionais da classe, tendo em vista que nos anos anteriores sempre pautou pela realização de congressos.
Salientou que devido à situação económica e financeira que o país vive, decidiu este ano realizar uma feira de saúde que terá duas componentes, nomeadamente a assistência médica e medicamentosa às populações e outra que tem a ver com uma jornada científica, que visa analisar o momento actual dos médicos em Angola.
Domingos Cristóvão explicou que na componente assistencial estarão duas equipas divididas por médicos, sendo que a primeira vai trabalhar na comuna do Caiundo nas consultas, rastreios e vacinação. A outra equipa ficará na cidade de Menongue para a realização de consultas e intervenções cirúrgicas no hospital geral do Cuando Cubango e no hospital municipal de Menongue em 48 especialidades distintas.
Realçou que na componente científica será realizada no dia 25 a apresentação de trabalhos científicos e aulas magnas por docentes especialistas em Medicina.

Tempo

Multimédia