Sociedade

Os corvos também fazem planos

Os seres humanos e os grandes símios não são os únicos capazes de fazer planos, tal como se pensava até agora, pois um novo estudo descobriu que os corvos também estão dispostos a renunciar a uma recompensa imediata para obter algo melhor no futuro.

Corvos são capazes de fazer planos além do presente
Fotografia: Petpedia

A tarefa cognitiva complexa de planear o futuro tinha sido encontrada quase exclusivamente em seres humanos e noutros símios, mas alguns corvídeos, família de aves da qual o corvo faz parte, também demonstraram a habilidade de fazer planos além do presente, embora esta descoberta se restrinja ao provimento de alimentos.
Já que os corvídeos e os grandes símios não compartilham um ancestral comum desde pelo menos 300 milhões de anos, os resultados do estudo sugerem que as capacidades cognitivas de “planeamento”.
O autor do estudo, Can Kabaday, da Universidade sueca de Helgonavagen, traçou como objectivo conhecer melhor a capacidade dos corvos de planear o futuro e realizou uma série de experiências. Os corvos foram treinados para usar uma ferramenta para abrir uma caixa contendo uma recompensa. />As aves recebiam o dispositivo, mas sem o utensílio para o acessar. A  caixa era retirada e uma hora mais tarde a ferramenta era mostrada aos pássaros novamente junto a outros objectos de distracção. Os resultados do estudo indicam que praticamente todos os corvos escolheram a ferramenta correcta. 
Além disso, houve 78 por cento de acerto nas experiências em que os corvos tinham que usar uma ficha para trocar por uma recompensa. Noutro teste, as aves tinham que escolher entre a ferramenta para abrir a caixa, outros objectos de distracção e uma recompensa imediata - só podiam escolher uma - que era menos atractiva para os corvos do que a que podia haver na caixa. Num cenário de controlo em que não eram oferecidas aos pássaros a ferramenta ou a ficha correcta, todos  optaram pela recompensa imediata.

Tempo

Multimédia