Sociedade

País abraça campanha “Faz a tua máscara”

O músico e compositor angolano Euclides da Lomba e o medalhista paralímpico, José Armando Sayovo, estão a apoiar a campanha "Faz a tua máscara" (Make your mask), que visa reduzir a propagação do novo coronavírus, em várias regiões do continente africano, uma iniciativa da British Petroleum (BP) e Castrol África.

Músicos e desportistas abraçam causa solidária
Fotografia: DR

Segundo um comunicado da multinacional petrolífera britânica BP, o projecto, além de baixar a curva da propagação da Covid-19 e ajudar a salvar vidas, visa também, apelar às pessoas de algumas regiões de África a manterem o distanciamento social.

A campanha inclui o desafio de 30 segundos "Faz a tua máscara" nas redes sociais, informação para as comunidades através de cartazes, anúncios na rádio e noutros meios de comunicação, envolvendo líderes comunitários, instituições governamentais e pessoas influentes, além de diversas iniciativas por toda África.

A campanha para a África está alinhada com a lançada pela BP Angola, que promove a produção e distribuição de máscaras faciais a algumas comunidades com maiores necessidades em Luanda, Huambo e Benguela.

O director do grupo BP, Richard Heron, afirmou que "nesta crise humanitária global, a BP quer desempenhar um papel importante no combate ao novo coronavírus, particularmente nas regiões onde operamos".

O especialista está convencido de que a criação e divulgação de materiais educativos simples acerca da criação do distanciamento social, pode fazer a diferença.

"Estes esforços são especialmente relevantes para salvar várias vidas em locais com desafios como a sobrepopulação, pobreza e sistemas de saúde sobrecarregados", aponta a fonte.

Para reduzir a propagação do novo coronavírus, o Centro Africano de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) recomenda o uso de uma máscara feita em casa, além da lavagem frequente das mãos e do distanciamento social.

Tempo

Multimédia