Sociedade

Papa Francisco nomeia novo Bispo de Viana

O Papa Francisco nomeou ontem D. Emílio Sumbelelo para bispo da Diocese de Viana, em substituição de D. Joaquim Ferreira Lopes, que renunciou e passa a bispo emérito, anunciou ontem, em comunicado, a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Fotografia: DR

O documento, assinado pelo secretário executivo da CEAST, padre Correia Hilário, esclarece que enquanto se espera pela nomeação do novo bispo, D. Emílio Sumbelelo continua a administrar a Diocese vacante do Uíge.
D. Emílio Sumbelelo, de 55 anos, a completar a 5 de Março, é natural do Cubal, província de Benguela, e ficou no governo da Diocese do Uíge cerca de 11 anos (2008-2019). O prelado é doutorado em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma. Actualmente é o presidente da Comissão Episcopal do Laicado, Família e Vida e Membro do Conselho Permanente da CEAST.
D. Joaquim Ferreira Lopes, de nacionalidade portuguesa, foi bispo de Viana desde a criação da Diocese a 6 de Junho de 2007.
O religioso capuchinho foi vigário-geral da Arquidiocese de Luanda, responsável pela Direcção Nacional das Obras Missionárias Pontifícias; a 9 de Novembro de 2001 foi nomeado bispo da Diocese do Dundo, por João Paulo II, tendo recebido a ordenação episcopal a 3 de Fevereiro de 2002, numa celebração presidida por D. Francisco de Mata Mourisca, bispo emérito do Uíge.

Tempo

Multimédia