Sociedade

“Parque da Pequenada” atrai centenas de crianças

Manuela Gomes

Uma feira denominada “Parque da Pequenada” decorre, desde ontem, na centralidade do Kilamba, em Luanda, destinada a crianças dos 3 aos 13 anos, para receberem ensinamentos sobre regras na via pública, pequenos incidentes caseiros e primeiros socorros.

Fotografia: Dr

Durante dois dias, as crianças que acorrem terão oportunidade de, além de jogos e brincadeiras, apreciar literatura de vários escritores infantis, nacionais e internacionais. Laura Nunes, membro da organização, disse que um dos maiores objectivos do evento é entreter as crianças, uma vez que se encontram de férias escolar. “O nosso grande intento é fazer com que as crianças se desliguem das redes sociais e tomem mais contacto com o mundo real, pois temos visto que muitas ficam largas horas fechadas no quarto, atentas às redes sociais, o que não é salutar", referiu.

Acrescentou que, em alguns casos, as redes sociais afectam o desenvolvimento psicomotor da criança e, "infelizmente, muitos pais não ajudam para mudança deste quadro". />“Na nossa sociedade, vemos muitos pais que, infelizmente não pensam que as más atitudes ou as supérfluas benesses podem causar um mal tão grande aos filhos. Existem pais que para compensar a ausência afectiva brinda os filhos com presentes muito caros e que, às vezes, não são para sua idade, como telefones e outros brinquedos digitas, sem perceber que, desta forma, só estão a prejudicar as crianças”, disse.
Laura Nunes disse que participação dos efectivos dos Bombeiros e da Polícia de Trânsito na feira está ser bem aproveitada, porque estão a ensinar as crianças como devem proceder em caso de incêndios em casa ou na escola, como atravessar a rua e como agir em caso de emergência médica.

Tempo

Multimédia