Sociedade

Peregrinação junta milhares de católicos em Ndalatando

Mais de três mil fiéis provenientes das províncias de Luanda, Benguela, Cuanza Sul e Moxico participaram no sábado, na cidade de Ndalatando, numa procissão que marcou o ponto mais alto das celebrações do 24 de Maio, dia da "Mãe Auxiliadora".

Procissão juntou fiéis de várias províncias
Fotografia: Nilo Mateus | Cuanza-Norte

A procissão partiu do Hospital Municipal de Cazengo e terminou  no santuário da Nossa Senhora Auxiliadora, num percurso de dois quilómetros, tendo sido marcada com cânticos, louvores e orações.
Os fiéis carregaram a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora e com velas acesas nas mãos suplicaram bênçãos.No santuário foi feita uma “oração juvenil de consagração”, seguida de vigílias e confissões.
A actividade foi precedida por uma missa juvenil e por uma sessão de catequese destinada aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS).  
Acampados em tendas, no campo de futebol da Quipata, os peregrinos começaram a chegar a Ndalatando na sexta-feira, tendo parte dos mesmos viajado de comboio dos Caminhos-de-Ferro de Luanda, disponibilizado para o efeito.
O coordenador da peregrinação, padre Aurélio Bumba, exprimiu solidariedade para com todos os que, por diferentes motivos, não puderam deslocar-se a Ndalatando para a procissão, tendo manifestado a esperança da sua presença na edição do próximo ano. A caminhada permitiu honrar Maria e expandir a devoção, tendo os participantes agradecido à “Mãe de Deus” por toda a graça concedida. A edição 2014 do tradicional ritual religioso decorreu sob o lema “Maria, estrela da evangelização”.

Tempo

Multimédia