Sociedade

Pescadores em Benguela: Mais um indivíduo desaparece no mar

Maximiano Filipe | Benguela

Um pescador, de 23 anos, encontra-se desaparecido, na sequência de uma desavença com o colega de pesca, a bordo de uma embarcação artesanal de pequeno porte, na Praia Bebé, município da Catumbela, província de Benguela.

Continuam as buscas para a localização do jovem de 23 anos
Fotografia: DR

A informação foi prestada ontem, pelo porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Jorge David, durante a apresentação do balanço das acções desenvolvidas pelo sector a nível da província.

Segundo o responsável, o facto ocorreu no passado dia 2, quando os dois ocupantes da embarcação, sendo um de 23 e o outro de 13 anos, lançaram-se ao mar, a 20 milhas da costa. Durante a pesca, desentenderam-se, tendo gerado um clima de empurrões, o que fez com que caíssem à água.

Por não se fazer acompanhar de nenhum equipamento de socorro, agravado pelo facto de não saber nadar, o cidadão de 23 anos acabou por ser levado pela corrente das águas, encontrando-se até ao momento desaparecido.

O menor de 13 anos, que conseguiu nadar até a embarcação, apoiou-se numa das extremidades e, em função do vento que se fazia, foi arrastado até à zona do Egipto Praia, onde acabou por ser socorrido por pescadores daquela zona.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros prossegue com os trabalhos de busca, segundo o porta-voz da corporação, que fez saber que, durante as acções operativas, foram também realizados 104 serviços diversos, dos quais um resgate de cadáver.

Acrescentou que, com o desaparecimento deste jovem, já são quatro pessoas desaparecidas no mar, nos últimos dez dias.

De lembrar que, no passado dia 3, uma embarcação de pequeno porte naufragou, na zona da Lucira, tendo causado a morte de uma menor de um ano e sete meses, bem como o desaparecimento de três cidadãos.

A mesma embarcação trazia a bordo 17 pessoas, 20 bidões de gasolina, perfazendo cerca de 500 litros do referido produto, assim como 50 quilogramas de sal, vinte bidões de água potável e 110 blocos de gelo.

Tempo

Multimédia