Sociedade

Progenitores devem ter conduta mais actuante

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, alertou on-tem, em Luanda, aos pais para adoptarem uma conduta mais actuante e a terem um papel mais eficaz na educação e transmissão dos valores aos seus filhos.

Ao intervir na palestra sob o tema “A responsabilidade do pai na estruturação da fa-mília angolana”, promovida pelo Ministério da Cultura, Carolina Cerqueira realçou a importância do resgate dos valores da família e o seu contexto na actual Lei da Família e da Constituição da República de Angola. Carolina Cerqueira reconheceu que hoje o papel paterno tem deixado de ser coadjuvante e já passa a ser crescente e participativo no cuidado dos filhos, desde a gestação até às várias fases de desenvolvimento da criança.
Disse que além de dar carinho, atenção e contribuir para o crescimento dos filhos, o homem também tem direitos e obrigações que deverão ser garantidos por lei para auxiliar nas tarefas domésticas.
Acrescentou que a lei prevê licença-paternidade, que atribui ao pai a possibilidade de acompanhar a mãe, por cinco ou seis dias, a cuidar do infante nos primeiros dias de vida.
Para si, a data, 19 de Março, serve de reflexão para todos e sobretudo os jovens, para valorizarem e respeitarem o papel do pai na sociedade, contribuir para uma Angola mais unida, solidária e com dignidade para os seus filhos, promovendo os valores familiares, cívicos, morais e patrióticos.
Em alusão ao Dia do Pai, assinalado ontem, a palestra realizada pelo Ministério da Cultura, decorreu num ambiente descontraído, onde o cónego Apolónio Graciano exemplificou o pai com a figura bíblica de José de Nazaré, como grande provedor da família e agente do amor no lar. 
O ministro da Comunicação Social, João Melo, que teve a honra de encerrar a cerimónia, reforçou o papel do pai na sociedade e chamou a atenção da juventude para a formação com vista a construção de Angola nos mais variados sectores como medicina, engenharia, investigação científica e muitos outros.
Representantes dos ministérios do Interior e da Defesa Nacional presenciaram o acto, abrilhantado musicalmente pelo Coral da Igreja Tocoista.
Ainda ontem, a vice-governadora para o Sector Político e Social, Ana Paula Correia Víctor orientou uma palestra subordinada ao tema “Pai presente, família feliz e paternidade responsável, promovida conjuntamente pelo Governo Provincial de Luanda e o Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher, que teve lugar no IMEL.

Tempo

Multimédia