Sociedade

Reacções químicas e físicas apresentadas a estudantes

Mazarino da Cunha

Um espectáculo de ciência, com mais de 20 reacções químicas e 17 físicas denominado "Química na Casa", foi exibido, ontem em Luanda, no Centro Recreativo Cultural do Kilamba, Distrito Urbano do Rangel, pelo professor e especialista em Prática de Laboratório, Miguel da Silva.

Crianças participaram das experiências e brincaram com a ciência
Fotografia: DR

Além do espectáculo científico, que juntou mais de 300 alunos do ensino do primeiro e segundo Ciclo do Ensino secundário de diferentes escolas públicas e privadas do distrito, o evento proporcionou momento de concurso de música, teatro e dança. 

Em seis horas de “Química na Casa”, o especialista em Práticas de Laboratório, pela Faculdade de Ciência da Universidade Agostinho Neto, realizou várias reacções químicas e físicas com maior realce a transformação do vinho tinto em água, refrigerante coca-cola em bomba explosiva e do cloreto de sódio em substância inflamável. Em declarações ao Jornal de Angola, Miguel da Silva disse que o show "Química na Casa" é um evento académico e científico que permite transmitir nos alunos aulas práticas de laboratórios, nas disciplinas de Química e Física.
O espectáculo científico e académico, disse, é uma excelente oportunidade para os alunos do ensino médio, e não só, aprenderem reacções químicas e físicas de forma prática, usando simples substâncias do dia-a-dia. “Em Angola, há escassez de laboratórios e de professores especializados nas áreas de Química e Física. Por isso, um dos objectivos do evento é preencher o vazio existente nessa área e, também, desenvolver o espírito de associativismo entre os alunos de diferentes escolas”, frisou o professor.
Formado em Química, pela Faculdade de Ciência da Universidade Agostinho Neto, o docente não universitário realizou, desde o ano passado, mais de sete espectáculos na província de Luanda. Para este ano, mas sem data confirmada, está previsto um espectáculo na província da Lunda-Norte.

Tempo

Multimédia