Sociedade

Rescova exige empenho e dinâmica nas acções

Victória Ferreira

Cacuaco e Kilamba Kiaxi são os municípios com maior densidade populacional e, por isso, requerem maior atenção.

Governador exortou os administradores a serem implacáveis com actos de indisciplina
Fotografia: Contreiras Pipa | Edições Novembro

O governador Sérgio Luther Rescova reconheceu, ontem, que o dia-a-dia na província de Luanda exige de todos uma postura que não se compadece com a letargia, mas que obriga a uma actuação e dinâmica por parte dos administradores.

Ao intervir no acto de tomada de posse dos administradores municipais e seus adjuntos, dos Distritos Urbanos e comunas, Rescova exortou os novos responsáveis a serem implacáveis com os actos de indisciplina e desobediência à lei, principalmente àqueles que, em muitos casos, defraudam às expectativas dos cidadãos, mancham o nome e lesam o património do Estado.
O governador da província pediu aos administradores de Cacuaco e Kilamba Kiaxi no sentido de redobrarem os esforços, pelo facto de administrarem municípios considerados complexos. “Devem aproveitar tudo de positivo que já foi feito pelos responsáveis que vão substituir para fazerem ainda melhor a gestão dos quadros, além de inovarem naquilo que for necessário”.
Para Sérgio Luther Rescova, os municípios de Cacuaco e do Kilamba Kiaxi são considerados de maior densidade populacional e, por isso, requerem maior atenção do ponto de vista da responsabilidade que os novos administradores passam a assumir.
Por outro lado, o governador informou que as direcções dos Gabinetes de Infra-Estruturas e Serviços Técnicos do Governo Provincial (GISTGP) têm os maiores desafios de trabalho por realizar, dada a dimensão dos problemas que a capital apresenta no domínio técnico.
“O GISTGP deverá continuar sob condução da vice-governadora para a área Técnica, cujos focos principais são as infra-estruturas e, acima de tudo, a nossa actuação nas obras e tudo o que a província precisa”, disse.
Tomaram posse o administrador municipal de Cacuaco e seu adjunto, respectivamente, Auxílio de Oliveira Martins Jacob e Gabriel Bunga. Nelson Lopes Funete foi empossado ao cargo de administrador do Kilamba kiaxi.
Mauro Alexandre Cabral Lucas é o novo director do Gabinete Provincial de Infra-Estrutura e Serviços Técnicos e Moniz Bala Pedro, director do Gabinete de Recursos Humanos.
Para o cargo de administradora do Distrito Urbano do Nova Vida, município do Kilamba Kiaxi, foi nomeada Joana Conceição da Silva Bernardo e Rosa Coelho como administradora do Distrito Urbano da Cidade Universitária. Tomaram ainda posse outros responsáveis administrativos.
O administrador do Kilamba Kiaxi, Nelson Lopes Funete, garantiu criar condições necessárias para a resolução dos problemas dos munícipes, sobretudo a questão do saneamento básico, vias de acesso e distribuição de água, assim como da segurança pública.
Auxílio Jacob, o novo administrador do município de Cacuaco, diz conhecer bem as principais preocupações das populações e, com isso, espera dar dignidade aos municípios.
“Temos de partir do princípio de que o país está a sofrer reformas e Cacuaco tem de se transformar numa cidade com o incentivo ao turismo e potenciar o seu desenvolvimento, por possuir água e terras aráveis”, disse.

Tempo

Multimédia