Sociedade

Ruas do Rangel reabilitadas

A Administração do Distrito Urbano do Rangel, em Luanda, está a melhorar as vias do bairro Terra Nova para servirem de alternativa aos automobilistas que circulam pela Avenida Deolinda Rodrigues no sentido descendente (Viana ao centro da cidade).

Fotografia: JAImagens | Edições Novembro

O administrador distrital, Francisco Manuel Domingos, disse ontem à Angop que a Unidade Técnica local  já efectuou trabalhos de terraplenagem nas ruas do Ribatejo, Minho, Macau e Beiras. Actualmente procede à asfaltagem da rua das Pedrinhas.
Francisco Manuel Domingos disse que as ruas intervencionadas podem servir de alternativa para os automobilistas enquanto durar a construção da passagem superior na Avenida Deolinda Rodrigues. 
“A Administração está a trabalhar com a Brigada de Trânsito do Rangel para orientar convenientemente os taxistas (candogueiros) a não criarem engarrafamento nas horas em que o fluxo de viaturas é maior”, disse Francisco Manuel Domingos, que acrescentou que foi realizada uma reunião com os comerciantes da rua das Pedrinhas e com os moradores, a quem foi solicitada a colaboração  no sentido de se evitarem constrangimentos à circulação rodoviária.
Francisco Manuel Domingos sublinhou  o desejo de contar  com a colaboração dos moradores na  solução dos problemas dos bairros e explicou que  tarefas como a limpeza de valas de drenagem, campanhas de limpeza e substituição de lâmpadas dos postos de iluminação pública podem ser realizadas pelas comissões de moradores de forma organizada.

Colaboração com moradores

“Apesar de  serem parte das obrigações das autoridades administrativas, deve existir colaboração para o bem da comunidade.”
Francisco Manuel Domingos disse ser preciso que cada parceiro social, no caso os moradores, faça um trabalho aturado de educação dos seus filhos e procure ter maior controlo do comportamento dos mesmos, “porque alguns apresentam dupla personalidade, uma forma de agir em casa e outra na rua”.
O administrador distrital chamou   a atenção para os jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, faixa etária em que, segundo disse, o acompanhamento dos pais deve ser redobrado, “porque nessa altura pretendem  experimentar tudo”. O Rangel tem um território 6,2 quilómetros quadrados e cerca de 261 mil habitantes distribuídos pelos bairros Rangel, Marçal e Terra Nova (sede distrital).
O distrito está limitado a oeste pelo distrito da Ingombota, a norte pelo Sambizanga, a este pelo município do Cazenga e a sul pelos distritos da Maianga e Neves Bendinha.

SAPO Angola

Tempo

Multimédia