Sociedade

Saúde anuncia novo concurso público

Edivaldo Cristóvão

O Ministério da Saúde vai realizar em Março próximo mais um concurso público para o ingresso de vários profissionais no sector, depois de ter feito em Novembro, o que permitiu o ingresso de 1.332 técnicos, a promoção de 2.999, bem como a actualização de 1.636 efectivos.

Ministra Sílvia Lutucuta fez anúncio ontem
Fotografia: Dombele Bernardo | edições novembro

Para abertura deste concurso o Ministério da Saúde pretende trabalhar com os ministérios das Finanças e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social para definir o número de profissionais do sector a admitir para a função pública.
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, considerou que o concurso público realizado em 2018, foi um ganho para o sector que dirige, estando agora o processo no fim de período de reclamações, uma vez haver já os resultados preliminares, cujos dados definitivos poderão ser publicados no final deste mês.
Sílvia Lutucuta referiu que a preocupação do sector é fazer o enquadramento de mais profissionais, mas admitiu ser necessário um trabalho profundo a nível da formação, porque notaram-se muitas lacunas e debilidades nos concorrentes do ano passado.
Referiu que o concurso define que quem tiver dez valores está em condições de concorrer para as vagas, mas os ingressos dependem das notas gerais que forem apresentadas, de acordo com uma avaliação do nível mais baixo e mais alto.
Os médicos serão submetidos a um estágio teórico e prático, com a duração de três meses, para reforço de conhecimentos gerais de medicina, cirurgia, obstetrícia/ginecologia, pediatria e saúde pública, para melhor inserção no Serviço Nacional de Saúde, bem como programar cursos acelerados nas várias matérias de medicina.

Tempo

Multimédia