Sociedade

Acampamento mundial reúne 45 mil escuteiros

O Jamboree, acampamento mundial de escuteiros, que começa amanhã nos Estados Unidos e termina a 2 de Agosto, reúne 45 mil participantes de 150 países.

Acampamento tem lugar no Summit Bechtel Reserve
Fotografia: DR

A 24ª edição do evento tem lugar no Summit Bechtel Reserve, um dos maiores centros escutistas, localizado no Estado da Virgínia Ocidental. Esta actividade, cujo tema é a sustentabilidade, “vai ajudar os jovens a terem consciência dos problemas e desafios, trabalhando em pequenos grupos”, explicou Ivo Faria, chefe do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Portugal. Ao longo de 12 dias, os escuteiros terão oportunidade de participar em oficinas ligadas à temática do encontro e de andar de skate, fazer BTT, arborismo, slide e mergulho.

O evento decorre de quatro em quatro anos e, segundo Ivo Faria, é “uma oportunidade única que os jovens, entre os 14 e os 18 anos, têm para conhecer rapazes e raparigas de outras culturas, de outros países, de todas as religiões” que, em comum, têm “um lenço que significa uma promessa”.

Além das propostas de exercício físico e de outras tarefas, o Jamboree conta ainda com o espaço Fé e Crenças, que pretende promover a tolerância entre os participantes.Perspectivando a Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá em Lisboa, em 2022, Ivo Faria revelou que o CNE está a “desenvolver um projecto” para apresentar ao Patriarcado de Lisboa.

Tempo

Multimédia