Sociedade

Estudantes mostram projectos arquitectónicos

Manuela Gomes

Uma exposição denominada “Feira tecnológica de construção civil” é o tema de uma exposição de projectos elaborados por estudantes finalistas do Instituto Politécnico “Alda Lara”, aberta hoje, em Luanda, que visa mostrar a competência e as habilidades destes nas áreas de construção civil.

Feira mostra habilidades da área de construção civil
Fotografia: Maria Augusta | Edições Novembro

Em entrevista ao Jornal de Angola, o subdirector pedagógico do Instituto Politécnico “Alda Lara”, disse que a feira surge para impulsionar não só os estudantes daquela instituição, mas também para ajudar as comunidades na resolução dos problemas relacionados com a construção de residências e outras obras.
Domingos Agostinho referiu que a exposição, aberta ao público até o dia 6 deste mês, mostra soluções e trabalhos com a aplicação de técnicas de construção civil, como viadutos, túneis, residências unifamiliares e pedonais, entre outros tipos de obras.
“Sabe-se que toda e qualquer obra, antes de ser construída, deve ser primeiro projectada, daí que, nessa exposição, os estudantes oferecem algumas contribuições e alternativas de zonas onde podem ser aplicadas”, disse. 
Na décima nona feira tecnológica de construção civil, estão também expostos projectos de construção em forma de maquetes que espelham obras em papel que podem ser implementadas na nossa sociedade. />Para o pedagogo, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes podem ser aproveitados se as administrações distritais, municipais e provinciais derem abertura para estes participarem naquilo que são as decisões na elaboração de projectos.
No conjunto de obras, um grupo de estudantes desenvolveu um túnel que pode ser a solução de como os habitantes da Ilha do Mussulo, por exemplo, podem chegar até Luanda, sem ter que fazer a travessia pelo mar.
“Esta seria uma boa solução, se fosse devidamente aproveitada pelos nossos órgãos competentes”, referiu Domingos Agostinho.
Sublinhou que os estudantes do curso médio de Construção Civil do “Alda Lara” estão devidamente preparados, em termos de competência necessária, para ajudarem em soluções de projectos arquitectónicos. 
Frisou que, dada a antiguidade daquela instituição de ensino, mais de 15 anos, a escola já colocou no mercado de trabalho vários técnicos e muitos deles actuam em empresas importantes de construção civil e na elaboração de vários projectos.

Tempo

Multimédia