Sociedade

Namibe acolhe encontro internacional de Pedagogia

A realização inédita de um encontro internacional de Pedagogia na escola superior  do Namibe, entre os dias 11 e 13 de Setembro próximo, vai promover um debate mais aberto em torno desse subsistema nos países de língua oficial portuguesa, assim como desenvolver competências.

Orlando da Mata, reitor da Universidade Mandume
Fotografia: Arimateia Baptista | Edições Novembro| Huíla

Falando à Angop, o reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Orlando da Mata, afirmou que o evento é uma parceria da academia que dirige, com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Brasil).
Considerou que, com este evento, os académicos terão a oportunidade de intercambiar experiências, conhecimentos e saberes científicos no sector académico e investigativo que favoreçam o aperfeiçoamento do ensino superior.
Pretende-se, também, com isso, propiciar a integração de todos os actores vinculados ao desenvolvimento do ensino superior, fomentando a interacção das instituições e organizadores sociais, bem como continuar a estimular os professores estudantes a contribuírem com o trabalho docente e investigativo para o aperfeiçoamento do ensino superior.
Para o efeito, foram preparadas temáticas em matéria de ensino superior e o seu desenvolvimento, o desenvolvimento da pós-graduação no país, a extensão universitária, a Pedagogia e a formação universitária dos profissionais do ensino superior.
A avaliação e acreditação das instituições do ensino superior, a virtualização no ensino superior, a investigação para o desenvolvimento do ensino superior e a formação de quadros de direcção no ensino superior também constam dos temas.
O reitor da  Mandume ya Ndemufayo alertou que os simpósios serão organizados em conferências, mesas redondas, oficinas, apresentações orais e posters, como forma de integração do conteúdo das temáticas gerais para proporcionar o debate científico.

Tempo

Multimédia