Sociedade

Sindicato faz protesto contra despedimentos

César André

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Hotelaria e Turismo da província de Luanda está preocupado com a onda de despedimentos dos seus associados em várias empresas na capital do país.

Despedimentos de trabalhadores em hotéis provocam protestos
Fotografia: Contreiras Pipa| Ediçõoes Novembro

Para repudiar essas acções, aquela força sindical realizou ontem, defronte às instalações do Hotel Presidente, uma manifestação pacífica para protestar contra o despedimento do primeiro secretário sindical daquela unidade hoteleira.
César Inácio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Hotelaria e Turismo da província de Luanda, disse que a sua organização está seriamente preocupada com o comportamento de certos empregadores, que não querem trabalhar com os sindicatos.
“Algumas entidades empregadoras entendem que os sindicatos incomodam e, por qualquer motivo, arranjam conflitos laborais com os primeiros secretários, para os despedir sem justa causa”, denunciou César Inácio.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Hotelaria e Turismo da província de Luanda anunciou que, além daquela manifestação de solidariedade, a formação sindical vai realizar nos próximos meses uma outra a favor de todos os trabalhadores que estão a ser despedidos sem justa causa em outros ramos de actividade.
O sindicalista disse que existem trabalhadores de várias unidades laborais a nível de Luanda que não querem filiar-se ao Sindicato com medo de serem despedidos ou verem os seus contratos de trabalho ameaçados.
O despedimento do responsável sindical começou com a extinção da direcção de formação de quadros.

Tempo

Multimédia