Sociedade

Singularidades culturais bantu são demonstradas

Mazarino da Cunha

As particularidades culturais e históricas dos nove principais grupos etnolinguísticos de Angola foram, ontem, exibidas durante a 6ª exposição antropológica, promovida pelos pré-finalistas do curso de Ciências Económicas e Jurídicas do Complexo Escolar São Domingos, no Distrito Urbano do Rangel, em Luanda.

Particularidades culturais angolanas foram exibidas ontem
Fotografia: Edições Novembro

Os alunos, que representaram os grupos etnolinguísticos ovakwanyama e ambundu, receberam do júri 19 valores, devido à dinâmica na encenação, enquanto o conjunto que exibiu os bakongo, ovanyaneka-nkhumbi, ovahelelo e ovimbundu apresentou trabalhos compilados com maior propriedade académica e científica. O presidente do júri, Joaquim Sampaio, considerou positiva a elaboração e a apresentação feita pelos pré-finalistas do curso de Ciências Económicas e Jurídicas do Complexo Escolar São Domingos e exortou as demais instituição a promoverem actividades de género. Surpreendido pela positiva, Joaquim Sampaio frisou que muita coisa sobre as particularidades culturais e históricas dos nove principais grupos etnolinguísticos de Angola que não sabia acabou de aprender durante a exposição.
A exposição, que decorreu no pátio do complexo escolar, contou com a participação dos grupos etnolinguísticos, cokwe, ambundu, bakongo, vangangela, ovanyaneka-nkhumbi, ovahelelo, ovambo, ovakwanyama, ovandonga e ovimbundu. A apresentação teve como objectivo divulgar no seio da comunidade académica e não só, aspectos sobre a distribuição geográfica, denominações linguísticas e parti- cularidades culturais dos principais grupos etnolinguísticos que constituem os povos de Angola. O evento académico cultural, contou com a presença de professores e alunos dos dois ciclos de ensino, membros da comissão de pais, encarregados de educação e público em geral.

Tempo

Multimédia