Sociedade

Sucesso escolar depende das classes de transição

O secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Geral, Pacheco Francisco, considerou, na sexta-feira, em Luanda, a progressão nas classes de transição como premissa indispensável para o alcance do sucesso escolar dos alunos nas futuras classes.

Fotografia: Dr

De acordo com o secretário de Estado, o novo desafio é passar esse conhecimento aos destinatários, através de mensagens claras e práticas, para que os alunos percebam a essência da transição de classe nos diferentes níveis de ensino.
Ao falar no encerramento do 1º encontro técnico do ensino geral, referiu que esta mensagem também deve ser do domínio dos professores que aprovam alunos desistentes ao longo do ano lectivo, por ignorarem a essência da transição automática.
Para o governante, a transição de classe requer um trabalho de consciencialização dos gestores escolares, professores, pais e encarregados de educação no sentido de perceberem que o Estado gasta muitos recursos na construção e apetrechamento das escolas, assim como pagamento de salários.
Referiu que o projecto educativo de cada escola deve ter o seu foco nos objectivos e resultados que pretende alcançar.

Tempo

Multimédia