Sociedade

Sumbe ganha sítios de aceeso à Internet

Carlos Bastos | Sumbe

O ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José Carvalho da Rocha, procedeu, nesta terça-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, a inauguração de três pontos grátis de ligação à internet, em banda larga, no quadro do projecto Angola on-line, financiada pelo Executivo angolano.

Ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José Carvalho da Rocha
Fotografia: DR

O referido sistema de rede tem uma velocidade de 50 megabytes por segundo e a gestão do projecto está a cargo do Instituto de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI).
O primeiro ponto está colocado no Parque da Liberdade, o segundo ponto no Largo Primeiro de Maio e o último no Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul (ISPK),onde foi montada uma sala de informática com 12 computadores.
No acto da inauguração, José Carvalho da Rocha, disse que a materialização deste projecto é o resultado de um árduo trabalho desenvolvido com os governos provinciais, no sentido de fazer chegar a internet a todos os pontos das províncias de Angola.
José Carvalho da Rocha referiu que o Executivo tem estado a mobilizar fundos para o progresso das telecomunicações, para proporcionar, cada vez mais, o acesso às Tic's em todo o país.
O governante disse que o objectivo principal destas inaugurações, numa primeira fase nas capitais de província bem como nas sede de municípios, é proporcionar aos jovens um ensejo para obter saberes, promover o comércio e estar em proximidade com o resto do planeta.
José Carvalho da Rocha manifestou a preocupação do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de fazer com que os utilizadores possam consumir as tecnologias digitais com cuidado.

Tempo

Multimédia