Sociedade

Técnicos levam propostas para reunião dos Petróleos

Peritos angolanos participaram, em Brazzaville, Congo, na formulação das propostas a serem submetidas na primeira Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Países Produtores de Petróleo em África (APPO), prevista para Fevereiro de 2020.

Fotografia: António Soares | Edições Novembro

A reunião decorreu quinta e sexta-feira e a delegação angolana foi chefiada pelo embaixador Vicente Muanda, em representação do ministro dos Recursos Minerais e Petróleos. Durante o encontro foram analisados os desafios de modernização do sector de energia, petróleo e gás do continente, a transferência de tecnologias, a modernização das infra-estruturas petrolíferas, além da cooperação entre as diversas empresas deste domínio ao serviço do desenvolvimento africano.
A cimeira da APPO, que vai decorrer pela primeira vez em África, está consagrada à apresentação do papel e do futuro do desenvolvimento do gás no continente africano, que no contexto actual exige reformas relacionadas a questões ambientais, com novas fontes de energias renováveis e não poluentes e a protecção do ambiente.
As reformas da APPO, segundo o ministro dos Hidrocarbonetos do Congo, Jean-Marc Thystere Tchicaya, “decorrem da evolução, organização, três décadas após a criação, da promoção e cooperação entre os países-membros.”

Tempo

Multimédia