Sociedade

Telescópio espacial lançado há 30 anos

O telescópio espacial Hubble, que abriu janelas para o Universo ao revelar galáxias, estrelas e planetas como nunca antes vistos, foi lançado há 30 anos, mas o aniversário, na próxima sexta-feira, é ensombrado pela pandemia da Covid-19.

Fotografia: DR

Em tempo de confinamento em casa, a Agência Espacial Europeia (ESA), que opera o telescópio com a congénere norte-americana NASA, desafiou os entusiastas das redes sociais a partilharem uma fotografia ou um vídeo de um bolo de aniversário, feito com os ingredientes tradicionais, como farinha e ovos, ou com ingredientes mais criativos, como papel, peças Lego ou barro.

Devido à pandemia, os eventos públicos programados pela ESA e NASA para assinalar a data foram adiados.
A 2 de Janeiro, quando a doença respiratória aguda provocada pela Covid-19 ainda não tinha atingido proporções pandémicas, a ESA divulgou um calendário digital para 2020, com 12 imagens captadas pelo telescópio, uma para cada mês do ano, que resultou de uma iniciativa lançada em Setembro de 2019 nas redes sociais. O telescópio, que começou a ser construído em 1979, foi lançado para o espaço a 24 de Abril de 1990, a bordo de um vaivém Discovery. O lançamento do engenho, que tinha sido concluído em 1985, foi atrasado devido à suspensão do programa de vaivéns da NASA, depois da explosão, em 1986, de um vaivém Challenger, que vitimou os sete astronautas que seguiam no veículo.

Tempo

Multimédia