Sociedade

Um novo sindicato pode ser criado até Dezembro

César André

A comissão instaladora do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Comércio, Hotelaria, Turismo, Catering e Resortes de Angola (SINTCHTRA) vai deslocar-se, nos próximos dias, a algumas províncias do país com o objectivo de apresentar o ante-projecto e o estatuto da futura organização sindical.

Funcionários hoteleiros num desfile do Dia do Trabalhador
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

A decisão foi anunciada pela coordenadora adjunta para a Comunicação e Imagem da comissão instaladora, no final de uma reunião mantida na sexta-feira com representantes de hotéis e responsáveis ligados à área de Comércio, Catering e Resortes de Angola.
Maria da Cunha disse ao Jornal de Angola que a reunião serviu para analisar a proposta de estatutos e as estratégias de actuação do futuro sindicato, assim como as acções a desenvolver na defesa dos interesses dos associados.
O ciclo  de visitas começa esta semana, devendo a delegação viajar primeiro para as províncias do Zaire e Cabinda e depois para Cuanza Sul, Huambo, Benguela e Namibe.
Maria da Cunha espera que o sindicato seja proclamado ainda este ano, uma possibilidade admitida pelo facto de a comissão instaladora estar a “trabalhar com muita força para que, até Dezembro, tenhamos as coisas todas resolvidas”.
Entre os objectivos  do sindicato, de acordo com a proposta de estatutos, estão o apoio aos trabalhadores em conflitos laborais e a luta pela edificação de uma sociedade mais justa, com o banimento de todas as formas de exploração e opressão.
Um outro objectivo é a defesa, na generalidade, da liberdade e direitos sindicais, pressionando “o poder público e privado” para que ela seja respeitada, adiantou Maria da Cunha. A porta-voz disse ser do interesse do sindicato participar numa eventual revisão da legislação laboral.
O futuro sindicato vai ser constituído por trabalhadores livremente filiados por via das comissões sindicais das empresas pertencentes ao ramo do Comércio, Hotelaria, Turismo, Catering e Resortes de Angola.

Tempo

Multimédia