Sociedade

União Europeia reconhece avanços na liberdade de expressão em Angola

César André

A União Europeia reconhece ter havido um assinalável avanço em termos de liberdade de expressão em Angola, com a entrada do novo Governo, o que resultou na subida do país em 12 posições no índice de Repórteres Sem Fronteiras sobre a Liberdade de Imprensa.

Fotografia: DR

Ao intervir numa mesa -redonda sobre a comemoração e reflexão do Dia Mundial da Sociedade de Informação, assinalado a 17 deste mês, o oficial de imprensa da União Europeia em Angola, Pablo Rodrigues, admitiu que a media pública está mais crítica, mas reconheceu que há ainda muitos desafios que o jornalismo angolano enfrenta.
Pablo Rodrigues lembrou que, sem liberdade de imprensa e uma media isenta, tecnicamente capaz e eticamente responsável, dificilmente existirá uma sociedade civil digna de tal nome. “Sem informação credível vinda de várias fontes e muitas vezes contraditória, o debate no espaço público se torna quase impossível.”
Por isso, continuou, o chamado quarto poder é um pilar básico para a saúde democrática de um país, ao servir de guardião dos propósitos dos cidadãos contra os abusos de poder.
Recordou que numa recente mesa-redonda, organizada pelo Ministério da Justiça, que serviu para reflectir em torno do papel da imprensa na promoção, protecção e defesa dos direitos humanos, os palestrantes foram unânimes em destacar alguns desafios que parecem chaves para esse bem comum.
Dos desafios enumerados, destaca-se a “desluandização” da comunicação social, despartidarização dos órgãos regulatórios, falta de um sistema económico forte que apoie a indústria e formação jornalísticas, a precária situação económica de muitos jornalistas, questões de ética profissional e interesses inconfessáveis.
O responsável da União Europeia disse que os desafios do papel da imprensa na promoção e protecção não são tarefas exclusivas do Governo, mas que muitos destes são também da União Europeia.
O jornalista Reginaldo Silva, que também interveio no debate, reconheceu que houve grandes avanços tecnológicos a nível das telecomunicações e disse que o advento da Internet veio criar o tão admirável mundo novo que, até então, era utopia e que hoje se tornou uma realidade .

Tempo

Multimédia