Sociedade

Vandalismo e falta de conservação na Mutamba

Domiana N'jila

O processo de requalificação de Luanda trouxe mudanças significativas à vida dos cidadãos. Passagens aéreas, semáforos, ruas asfaltadas, passeios, jardins, paragens de autocarros com bancos e mensagens úteis, nascem por toda a cidade.

Processo de requalificação da província de Luanda trouxe melhorias na vida dos cidadãos
Fotografia: Jornal de Angola

O problema é a falta de manutenção dessas obras que fazem toda a diferença na paisagem da cidade capital. A paragem de autocarros da Rua Amílcar Cabral, à Mutamba, está em estado precário de conservação. Os bancos foram partidos, os painéis com mensagens de cidadania foram transformados em murais anunciando festas, oferta de serviços e procura de paradeiro de familiares.
A destruição impressiona as pessoas que passam diariamente na rua. O agente de segurança da TCUL, João António, ao socorrer uma senhora foi atingido por um vidro.
“A estrutura que suporta os vidros está enferrujada. As pessoas quando se sentam nos bancos à espera dos autocarros encostam-se aos vidros e eles caem. Muitas pessoas já se feriram”.
O cenário é igual na paragem de autocarros da Faculdade de Direito e de Ciências Sociais, na via que dá acesso ao Aeroporto.
É necessário conservar as obras feitas. Mas sobretudo é preciso respeitar os equipamentos públicos, que são de todos. A cidade capital deve servir de espelho pois acolhe um grande número de turistas.

Tempo

Multimédia